Nova Gramática do Português Contemporâneo: Cunha & Cintra

Lendo recentemente a “Nova Gramática do Português Contemporâneo“, do Cunha & Cintra (3ª Edição revisada, 5ª Reimpressão, Ed. Nova Frunteira, 2001) notei o seguinte:

cunha1

(clique na imagem para ampliá-la absurdamente!)


Conforme os grifos acima, Cunha & Cintra consideram que o ditongo decrescente [ow] deixou de existir na pronúncia normal do Brasil e de Portugal, continuando a existir apenas na ortografia.
É verdade que existe uma forte tendência de redução do ditondo [ow] para [o] – em palavras como ouro, couro, e sou que, na pronúncia, tendem a ser realizadas ôru, côru e sô (ou em “lingüistanês”: ['o.ru]. ['co.ru] e ['so] respectivamente)
Ainda que esta tendência seja bastante forte, não é justificável afirmar que “o antigo ditongo [ow]” não se mantém no português do Brasil. Como exemplo podemos citar os substantivos “mouro” e “poupança” que não são pronunciados “môru e popãnça” (em “lingüistanês”: *['mo'.ru], *[po.'pã.sa]) e continuam a ser pronunciados com o ditongo, isto é: ['mow.ru] e [pow.'pã.sa].

Devemos acrescentar, ainda, que devido à vocalização do /l/ em coda (item 2, no fim da página escaneada da gramática deles) o ditongo [ow] passa a ser obrigatório, impossibilitando a variação livre que pode ocorrer com o ditongo grafado “ou”, conforme exemplos a seguir:

Grafia Com ditongo Sem ditongo
sou ['sow] ['so]
couro ['cow.ru] ['co.ru]
gol ['gow] *['go]
solta ['sow.ta] *['so.ta]

Conforme podemos perceber, enaquanto a forma escrita [ou] permite tanto a existência do ditongo [ow] quanto sua redução para [o] (que é o que normalmente ocorre), a forma escrita “ol” exige o ditongo.

About these ads

3 respostas para Nova Gramática do Português Contemporâneo: Cunha & Cintra

  1. Shiroma disse:

    Cara, pensei o mesmo que você quando li “A língua de Eulália” de Marcos Bagno. Há um capítulo que trata disso. Minha mãe sempre fala “me poupe” e nunca “me pope”. Pensei em “poupança” também.

    Agora, o que me chama mais atenção é “pronúncia normal”.

  2. LorD FeniX disse:

    “Caí” aqui por puro acaso, mas já favoritei o site pois pretendo voltar outras vezes. parabéns pelo blog, excelente trabalho!

    Adorei o :
    “clique na imagem para ampliá-la absurdamente!”
    hauahauahuahauah

    []s

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: